segunda-feira, 26 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO – 04: TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

_______________________________________________QUESTÃO 01
Quanto à Psicopedagogia, encontre a única alternativa FALSA:

a) A Psicopedagogia  é  um  campo  de  conhecimento  e  atuação  em  Saúde  e Educação.
b) A Psicopedagogia atende apenas às crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.
c) O profissional  da  Psicopedagogia  trabalha  com  o  processo  de  aprendizagem humana.
d) A Psicopedagogia trabalha com padrões normais e patológicos.

_____________________________________________QUESTÃO 02
Quanto ao que a Psicopedagogia conduz, todas estão corretas, exceto:

a) A psicopedagogia leva  em  consideração  que,  para  o  seu  desenvolvimento,  o sujeito  sofre  influência  e  interferência  do  meio  em que  vive  como,  por  exemplo,  a família, a escola e a sociedade.
b) A Psicopedagogia busca desvelar os problemas de aprendizagem que podem ser determinantes no fracasso escolar e nos insucessos de cada ser humano.
c) A Psicopedagogia busca a integração das várias segmentações como as ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolinguística.
d) A Psicopedagogia acredita que  o  ambiente  escolar é  o  único  fator  causal  das dificuldades de aprendizagem.

_____________________________________________QUESTÃO 03
Ainda  sobre  a  Psicopedagogia  e  suas  práticas,  estaria  INCORRETO  afirmar que:

a) A Psicopedagogia é uma área das Ciências Humanas que se dedica ao estudo dos processos de aprendizagem.
b) Para  a  Psicopedagogia  praticamente  todos  os  fracassos  na  escola  são resultantes de causas orgânicas identificadas e relacionadas às relações físicas do aluno.
c) As ações psicopedagógicas estão sendo aplicadas em vários segmentos, como: a escola, hospitais, empresariais, em organizações.
d) A Psicopedagogia é um espaço transdisciplinar, pois se constitui a partir de uma nova compreensão acerca da complexidade dos processos de aprendizagem e na perspectiva das suas deficiências.  

____________________________________________QUESTÃO 04
Para  Bossa  (2000),  a  Psicopedagogia  Clínica  tem  como  missão  retirar  as pessoas  da  sua  condição  inadequada  de  aprendizagem, dotando-as  de sentimentos  de  alta  autoestima,  fazendo-as  perceber  suas  potencialidades, recuperando  desta  forma,  seus  processos  internos  de apreensão  de  uma realidade, nos aspectos:

a) Cognitivo.
b) Afetivo-emocional.
c) De conteúdos acadêmicos.
d) Todos os anteriores.

____________________________________________QUESTÃO 05
O Psicopedagogo na escola, não deve:

a) Possibilitar  intervenção  com  o  intuito  de  solucionar  os  problemas  de aprendizagem tendo como eixo norteador o aluno.
b) Buscar a realização de um diagnóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando métodos, instrumentos e técnicas próprias da psicopedagogia institucional.
c) Focar  o  aluno  como  única  fonte  de  explicação  para  os  problemas  de aprendizagem.
d) Levantar  discussões  e  oferecer  assessoria  psicopedagógica  aos  trabalhos realizados em cenários escolares.

_____________________________________________QUESTÃO 06
Com relação à ação do Psicopedagogo, todas estão corretas, EXCETO:

a) A escola serve  de  base  para  se  fazer  um  diagnóstico  psicopedagógico institucional  com  o  intuito  de  detectar  os  problemas  de  aprendizagem,  e, consequentemente tomar decisões adequadas no combate ao fracasso escolar.
b) Faz-se necessário a prática constante da investigação, da pesquisa, da reflexão e da ação psicopedagógica.
c) A ação do psicopedagogo deve estar voltada para  a prevenção das dificuldades de  aprendizagem  e  prevenção  do  fracasso  escolar  só  do  aluno,  excluindo  do processo os educadores e todos os outros envolvidos.
d) Deverá investir na possibilidade de melhoria das relações de aprendizagem e na construção da autonomia de alunos e educadores.  

_________________________________________QUESTÃO 07
Quanto  às  funções  do  Psicopedagogo,  marque  V  (para  as  verdadeiras)  ou  F (para as falsas):

(V)  Ajudar  os  professores,  auxiliando-os  na  melhor  forma  de  elaborar  um plano de aula para que os alunos possam entender melhor as aulas.
(V) Ajudar na elaboração do projeto pedagógico.
(V) Orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem.
(V) Realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam prejudicar o processo ensino-aprendizagem.
(V)  A  partir  de  avaliações  psicopedagógicos,  encaminhar  o  aluno  para  um profissional adequado como psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros.
(V) Conversar com os pais para fornecer orientações.
(V)  Auxiliar  a  direção  da  escola  para  que  os  profissionais  da  instituição possam ter um bom relacionamento entre si.
(V)  Conversar  com  a  criança  ou  adolescente  quando  este  precisar  de orientação.

São verdadeiras:

a) Todas acima são verdadeiras.
b) Apenas duas são verdadeiras
c) Nenhuma é verdadeira.
d) Quatro são verdadeiras.  

____________________________________________QUESTÃO 08
Para melhor atuação e uma prática psicopedagógica mais eficiente e eficaz, o psicopedagogo  deve  refletir  e  agir  de  acordo  com  os princípios  abaixo, EXCETO:

a) Compreender e trabalhar com as relações emotivas e  afetivas  que  ocorrem durante  a  aprendizagem,  de  tal  forma  a  possibilitar que  o  aluno  seja  assíduo, responsável,  criativo,  questionador,  espontâneo,  sendo  de  iniciativa,  perseverante, sonhador e transformador.
b) Compreender o jeito e o tempo de cada um processar sua aprendizagem e tentar adequar todos a um padrão pré-estabelecido.
c) Buscar  de  forma  incessante  a  reintegração  do  aluno  no  contexto  escolar, possibilitando o resgate da sua autoestima e na construção do conhecimento, que para ele seja significativo e que faça sentido em sua vida.
d) Tornar a prática do diálogo com as crianças um hábito no espaço escolar, com o intuito  de  buscar  uma  compreensão  de  suas  angústias,  inquietações,  desejos  e ansiedades que demonstram os mecanismos de aprendizagem de cada um.

____________________________________________QUESTÃO 09
A  equipe  de  professores  deve  estar  fortalecida,  não centralizar  as  suas atenções  apenas  no  aspecto  disciplinar.  Assim, a intervenção psicopedagogica poderá ter maiores resultados. É importante salientar que o psicopedagogo deve ter como principais objetivos  as seguintes  questões, exceto:

a) Prevenção e intervenção no processo de ensino e aprendizagem.
b)  Desenvolver  a  reflexão,  a  prática  voltada  para  sua  realidade,  mostrar  a importância das emoções e pensamentos dos alunos.
c) Detectar problemas pedagógicos que podem prejudicar a qualidade do processo ensino-aprendizagem dos alunos.
d) Conhecer, quando necessário, conhecimentos específicos de outras áreas como Psicologia, Psiquiatra, Neurologista, Assistência Social, Fonoaudiologia, não sendo necessário recorrer a outros profissionais.

____________________________________________QUESTÃO 10
É preciso que o professor e o psicopedagogo considerem a organização do trabalho educativo, transformando em  possibilidades as  dificuldades  de aprendizagem  do  aluno.  Baseado na frase  acima,  estaria  correto  afirmar, exceto:

a) Buscando a interação com alunos diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem do desenvolvimento e da capacidade de se relacionar.
b) Refletir  os  conhecimentos  prévios  de  qualquer  natureza  que  os  alunos  já possuem  sobre  o  assunto,  já  que  eles  aprendem  por  meio  de  uma  construção interna ao relacionar suas idéias com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelece.
c) Tentar  adequar  às  crianças  as  normas  escolares,  ficando  em  segundo  plano  a individualidade e a diversidade dos alunos.
d) Dar ênfase nos fatores positivos do aluno, ressaltar o que ele tem de melhor.



Boa Sorte!!!

sábado, 24 de outubro de 2015

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA X INSTITUCIONAL: DO QUE SE TRATA?

Artigo por Cristiane Carminati Maricato - sábado, 26 de janeiro de 2013


Ouvimos muito falar sobre a Psicopedagogia, mas sempre fazemos relação com o atendimento clínico. A verdade é que os cursos de Psicopedagogia formam profissionais aptos para trabalhar tanto na área clínica como na institucional; no caso desta última, trata-se de instituições escolar, hospitalar e empresarial.

Existe alguma diferença na atuação do profissional clínico e institucional, ou é apenas uma questão de ambientes diferentes?

Sim existe. O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual.

Já o Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem. Utilizando de técnicas e métodos próprios, possibilita a intervenção Psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar procura construir um espaço adequado às condições de aprendizagem e consequentemente evitando comprometimentos.

Dentre suas atribuições, destacam-se:

  • Participação na dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca.
  • Orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos.
  • Realização do processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.
  • Contribuição com as relações, visando à melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos de toda a comunidade escolar.
  • Desenvolvimento de projetos socioeducativos, a fim de resgatar valores e autoconhecimento.
  • Desenvolvimento de ações preventivas, detectando possíveis perturbações no processo de ensino- aprendizagem.
  • Existe alguma semelhança na atuação do profissional clínico e institucional?

Sim existe. Independentemente da área de atuação, o profissional precisa conhecer e compreender como se dá o processo de construção do conhecimento, assim como conhecer as dificuldades de aprendizagem e possíveis formas de intervenção. Precisa saber até onde pode ajudar e o momento certo para fazer o encaminhamento. Seu trabalho nunca é individual; deve buscar constante aprimoramento.


  1. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/30071/psicopedagogia-clinica-x-institucional-do-que-se-trata#ixzz3pWypbTLY.

AVALIAÇÃO - 01: INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO

01. Na unidade 1, discorremos sobre a Psicopedagogia de maneira geral. Pois bem, agora leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa incorreta:
                                     
A) A Psicopedagogia é uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e com os problemas dele decorrentes, recorrendo aos conhecimentos de várias ciências, sem perder de vista o fato educativo, nas suas articulações sociais mais amplas.
B) A história da psicopedagogia iniciou no Brasil, no século XIX, onde foram fundados os primeiros centros psicopedagógicos com direção médica e pedagógica por Vitor da Fonseca.
C) A Psicopedagogia se apresenta com um caráter multidisciplinar devido à complexidade dos problemas de aprendizagem, que busca conhecimento em diversas outras áreas do conhecimento, além da psicologia e da pedagogia.
D) É necessário ter noções de linguística para explicar como se dá o desenvolvimento da linguagem humana sobre os processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

02. O profissional que atua como psicopedagogo tem um amplo conjunto de tarefas e funções que prestam assessoramento psicopedagógico às escolas, apesar de sua diversidade, pode ser organizado em torno de quatro eixos. Qual das opções abaixo representa o segundo eixo?

A) relativo à natureza dos objetivos da intervenção, cujos polos caracterizam respectivamente as tarefas que se centram, prioritariamente no sujeito e aquelas que têm como finalidade incidir no contexto educacional.
B) também diferencia modelos de intervenção, embora tenha como objetivo final o aluno.
C) afeta as modalidades de intervenção, que podem ser consideradas como corretivas, ou preventivas e enriquecedoras.
D) indica o lugar preferencial de intervenção, que entendemos como a diversidade de níveis e contextos.

03. Na concepção de Polity (2002), a pedagogia com enfoque construtivista com base no Construcionismo social elenca três fatores básicos do processo educacional, que seriam: 

A) a interdisciplinaridade.
B) a interacionalidade.
C) o pensamento complexo.
D) todas as alternativas acima completam o enunciado.

04. Qual dos autores abaixo diz que “cada sujeito, em seus processos de aprendências, possui sua própria modalidade de aprendizagem, o que quer dizer que cada um, em sua individualidade, possui suas próprias condições, seus limites e meios para acessar conhecimentos e construir saberes”?

A) Sara Paín.
B) Alícia Fernández.
C) Jorge Visca.
D) Lúcia Weiss.

05. Beauclair discorre mais profundamente sobre a Autoria do pensamento. Qual das opções abaixo se reporta a esse conceito?

A) É uma possibilidade de interpretação, mas que se esgota, pois sempre necessitaremos de movimentos e relações de aberturas e de complementaridades, visando a novas e permanentes possibilidades.
B) É uma limitação de interpretação.
C) é uma possibilidade de interpretação, mas não se esgota, pois sempre necessitaremos de movimentos e relações de aberturas e de complementaridades, visando a novas e permanentes possibilidades.
D) n.r.a. (nenhuma da respostas acima).

06. De acordo com o Guia, para conseguir uma escuta psicopedagógica, qual das opções abaixo seria o mesmo que “a insistência do esquema de ação em sua aparição, vai nos permitir verificar se aquele, como esquema de ação escolhido, é um ponto de entrada importante”?

A) escutar - olhar.
B) deter-se nas fraturas do discurso.
C) deter-se na fratura e observar relacionando com o acontecido anteriormente.
D) buscar a repetição do esquema de ação.

07. A Psicopedagogia ainda é um campo de conhecimento em estruturação, de todo modo, é o estudo e a pesquisa dos fenômenos que ocorrem na sala de aula, cenário que nos fornece os indicadores para a ação psicopedagógico. Portanto, podemos estabelecer três conotações diferentes. Assinale a opção abaixo que reporta que a Psicopedagogia precisa ir além da mera constatação dos fatos e, é necessário que os dados coletados sejam referendados a um contexto teórico, permitindo a interpretação desses dados, orientando assim a investigação:

A) Psicopedagogia como prática.
B) Psicopedagogia como investigação.
C) Psicopedagogia como saber científico.
D) N.R.A. (nenhuma da respostas acima).

08. Através de qual documento se estabelecem os compromissos mútuos e se explicitam os respectivos direitos e deveres das partes interessadas?

A) contrato.
B) projeto.
C) plano de metas.
D) N.R.A. (nenhuma das respostas acima).

09. Qual nome se dá a um conjunto de conhecimentos, equipamentos e um lastro de experiência que servem como base e suporte para o planejamento de uma ação?

A) Projeto
B) Logística
C) Competências
D) N.R.A. (nenhuma da respostas acima).

10. No decorrer da apostila há um quadro comparativo que apresenta detalhes da atuação do profissional Psicopedagogo em vários campos de atuação. Leia atentamente as relações oferecidas abaixo e assinale a alternativa correta:

A) Psicopedagogia institucional: investigação - metodologia sócio-pedagógica, histórica antropológica e etnológica educativa;
B) Psicopedagogia clínica: investigação - trabalha com hipótese;
C) Psicopedagogia clínica: diagnóstico - Compreensão diagnóstica do sistema de dificuldade de aprendizagem através de técnicas específicas e da integração de dados de outros exames: neurológicos, psicológicos, etc.
D) todas as alternativas estão corretas

Boa Sorte!

ONDE ATUA O PSICOPEDAGOGO?

O psicopedagogo pode se especializar em duas áreas de atuação: Psicopedagogia Institucional e Clínica. O psicopedagogo institucional atua em escolas e/ou em instituições não escolares, como  empresas, hospitais  e em consultórios particulares, como psicopedagogo clínico.

Como psicopedagogo clínico, ele irá atuar em consultório particular ou em uma clínica psicopedagógica. O atendimento interdisciplinar nesse caso é recomendável que a equipe seja formada por: fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, neurologistas, etc.

A atuação do psicopedagogo clínico e do institucional deve ser feita, de modo geral, de maneira preventiva. O psicopedagogo clínico atua em um sentido mais amplo, investigando e promovendo as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar travando a aprendizagem de seus pacientes, individualmente. Na medida em que trata dos processos diagnosticados, também previne seus os pacientes de sofrerem outras dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem.

O psicopedagogo institucional atua em empresas, hospitais e ambientes afins,promovendo processos de aprendizagens, na tentativa de ajudar àqueles que possuem algum tipo de dificuldades para aprender uma nova tarefa, ou mesmo, se adaptarem a outras, quando sua função é alterada.

Fonte: http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/onde-atua-o-psicopedagogo/