_______________________________________________QUESTÃO
01
Quanto à Psicopedagogia, encontre a única alternativa FALSA:
b) A
Psicopedagogia atende apenas às crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.
c) O
profissional da Psicopedagogia trabalha
com o processo
de aprendizagem humana.
d) A
Psicopedagogia trabalha com padrões normais e patológicos.
_____________________________________________QUESTÃO
02
Quanto ao que a Psicopedagogia conduz, todas estão corretas,
exceto:
a) A psicopedagogia
leva em
consideração que, para
o seu desenvolvimento, o sujeito
sofre influência e
interferência do meio
em que vive como,
por exemplo, a família, a escola e a sociedade.
b) A
Psicopedagogia busca desvelar os problemas de aprendizagem que podem ser determinantes
no fracasso escolar e nos insucessos de cada ser humano.
c) A
Psicopedagogia busca a integração das várias segmentações como as ciências pedagógicas,
psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolinguística.
d) A Psicopedagogia
acredita que o ambiente
escolar é o único
fator causal das dificuldades de aprendizagem.
_____________________________________________QUESTÃO
03
Ainda sobre a
Psicopedagogia e suas
práticas, estaria INCORRETO
afirmar que:
a) A
Psicopedagogia é uma área das Ciências Humanas que se dedica ao estudo dos
processos de aprendizagem.
b) Para a
Psicopedagogia praticamente todos os fracassos
na escola são resultantes de causas orgânicas
identificadas e relacionadas às relações físicas do aluno.
c) As ações
psicopedagógicas estão sendo aplicadas em vários segmentos, como: a escola,
hospitais, empresariais, em organizações.
d) A Psicopedagogia é um espaço transdisciplinar, pois se
constitui a partir de uma nova compreensão acerca da complexidade dos processos
de aprendizagem e na perspectiva das suas deficiências.
____________________________________________QUESTÃO
04
Para Bossa (2000),
a Psicopedagogia Clínica
tem como missão
retirar as pessoas da
sua condição inadequada
de aprendizagem, dotando-as de sentimentos de
alta autoestima, fazendo-as
perceber suas potencialidades, recuperando desta
forma, seus processos
internos de apreensão de uma
realidade, nos aspectos:
a) Cognitivo.
b)
Afetivo-emocional.
c) De conteúdos
acadêmicos.
d) Todos os
anteriores.
____________________________________________QUESTÃO
05
O Psicopedagogo na escola, não deve:
a) Possibilitar intervenção
com o intuito
de solucionar os
problemas de aprendizagem tendo
como eixo norteador o aluno.
b) Buscar a
realização de um diagnóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando métodos,
instrumentos e técnicas próprias da psicopedagogia institucional.
c) Focar o
aluno como única
fonte de explicação
para os problemas
de aprendizagem.
d) Levantar discussões
e oferecer assessoria
psicopedagógica aos trabalhos realizados em cenários escolares.
_____________________________________________QUESTÃO
06
Com relação à ação do Psicopedagogo, todas estão corretas,
EXCETO:
a) A escola serve de
base para se
fazer um diagnóstico
psicopedagógico institucional
com o intuito
de detectar os problemas de
aprendizagem, e, consequentemente
tomar decisões adequadas no combate ao fracasso escolar.
b) Faz-se
necessário a prática constante da investigação, da pesquisa, da reflexão e da
ação psicopedagógica.
c) A ação do
psicopedagogo deve estar voltada para a
prevenção das dificuldades de
aprendizagem e prevenção
do fracasso escolar só
do aluno, excluindo
do processo os educadores e todos os outros envolvidos.
d) Deverá
investir na possibilidade de melhoria das relações de aprendizagem e na construção
da autonomia de alunos e educadores.
_________________________________________QUESTÃO
07
Quanto às funções
do Psicopedagogo, marque
V (para as
verdadeiras) ou F (para as falsas):
(V) Ajudar os
professores, auxiliando-os na melhor forma
de elaborar um plano de aula para que os alunos possam
entender melhor as aulas.
(V) Ajudar na elaboração do projeto pedagógico.
(V) Orientar os professores na melhor forma de ajudar, em
sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem.
(V) Realizar um diagnóstico institucional para averiguar
possíveis problemas pedagógicos que possam prejudicar o processo
ensino-aprendizagem.
(V) A partir
de avaliações psicopedagógicos, encaminhar
o aluno para
um profissional adequado como psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo,
entre outros.
(V) Conversar com os
pais para fornecer orientações.
(V) Auxiliar a
direção da escola
para que os profissionais da
instituição possam ter um bom relacionamento entre si.
(V) Conversar com
a criança ou
adolescente quando este
precisar de orientação.
São verdadeiras:
a) Todas acima
são verdadeiras.
b) Apenas duas
são verdadeiras
c) Nenhuma é
verdadeira.
d) Quatro são
verdadeiras.
____________________________________________QUESTÃO 08
Para melhor atuação e uma prática psicopedagógica mais
eficiente e eficaz, o psicopedagogo
deve refletir e
agir de acordo
com os princípios abaixo, EXCETO:
a) Compreender e
trabalhar com as relações emotivas e
afetivas que ocorrem durante a
aprendizagem, de tal
forma a possibilitar que o
aluno seja assíduo, responsável, criativo,
questionador, espontâneo, sendo de iniciativa,
perseverante, sonhador e transformador.
b) Compreender o
jeito e o tempo de cada um processar sua aprendizagem e tentar adequar todos a
um padrão pré-estabelecido.
c) Buscar de
forma incessante a
reintegração do aluno
no contexto escolar, possibilitando o resgate da sua
autoestima e na construção do conhecimento, que para ele seja significativo e
que faça sentido em sua vida.
d) Tornar a
prática do diálogo com as crianças um hábito no espaço escolar, com o intuito de
buscar uma compreensão
de suas angústias,
inquietações, desejos e ansiedades que demonstram os mecanismos de
aprendizagem de cada um.
____________________________________________QUESTÃO
09
A equipe de
professores deve estar
fortalecida, não centralizar as
suas atenções apenas no
aspecto disciplinar. Assim, a intervenção psicopedagogica poderá
ter maiores resultados. É importante salientar que o psicopedagogo deve ter
como principais objetivos as
seguintes questões, exceto:
a) Prevenção e
intervenção no processo de ensino e aprendizagem.
b) Desenvolver
a reflexão, a prática voltada
para sua realidade,
mostrar a importância das emoções
e pensamentos dos alunos.
c) Detectar
problemas pedagógicos que podem prejudicar a qualidade do processo ensino-aprendizagem
dos alunos.
d) Conhecer,
quando necessário, conhecimentos específicos de outras áreas como Psicologia,
Psiquiatra, Neurologista, Assistência Social, Fonoaudiologia, não sendo necessário
recorrer a outros profissionais.
____________________________________________QUESTÃO
10
É preciso que o professor e o psicopedagogo considerem a
organização do trabalho educativo, transformando em possibilidades as dificuldades
de aprendizagem do aluno.
Baseado na frase acima, estaria
correto afirmar, exceto:
a) Buscando a
interação com alunos diferentes em situações diversas como fator de promoção da
aprendizagem do desenvolvimento e da capacidade de se relacionar.
b) Refletir os
conhecimentos prévios de
qualquer natureza que
os alunos já possuem
sobre o assunto,
já que eles
aprendem por meio
de uma construção interna ao relacionar suas idéias
com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelece.
c) Tentar adequar
às crianças as
normas escolares, ficando
em segundo plano
a individualidade e a diversidade dos alunos.
d) Dar ênfase nos
fatores positivos do aluno, ressaltar o que ele tem de melhor.
Boa Sorte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário